Não é só no Ano Novo que tudo é Novo


Trilha sonora do post: Click to play
Festival das lanternas - Thailand

Mas esse clima muda atitudes, pensamentos e forma de agir. Ou vai dizer que você nunca teve vontade de, à meia noite e meia desejar feliz Ano Novo até pro cachorro do vizinho? Gosto disso, não estou criticando.

Sem contar todas as superstições e rituais que envolvem a todos. Coma lentilha, uvas, romã, nozes, carne de porco, mas em hipótese alguma coma frango ou peru. Com uma perna só, pule as sete ondas, com cuidado para não deixar cair o prato com lentilha, uvas, romã e as nozes. Guarde as sementes da romã na carteira, aproveite para tirar uma grana e colocar na sola do sapato. E volte andando de costas com cuidado para não pisar em nenhuma rosa de oferenda ou pedaço da taça de champagne de alguém.

É muito simples.

Por falar em simplicidade, por que não conseguimos dizer a verdade? Na maioria das vezes nem estamos pensando no outro, então qual o problema em descomplicar a vida das pessoas e ser mais objetivo? Deixar claro coisas que precisam de sinceridade.

Ou como enviar e receber SMSs de Natal tipo padrão, sem seu nome e desejos/votos que se encaixariam para qualquer pessoa, têm a minha indiferença. Por outro lado, como diria Manoel de Barros, “há demonstrações de carinho que nos imensam”.

A pior consequência dessa atitude automática e egoísta, é que ninguém mais acredita em ninguém. Experimenta dizer: Eu errei. Me desculpe, eu te amo de verdade. Não adianta, vai parecer vazio e sem sentido.

Acredito que grande parte se resume no que você acredita e luta para que aconteça.

Algo que eu não consigo conviver é em manter qualquer coisa da minha vida sem sentimento ou emoção, sem querer realizar, sem o gosto da conquista, sem alguma coisa nova. Isso me aflige, me sufoca.

Quando começamos em um novo trabalho ou algum outro relacionamento, começamos, pois buscamos novas experiências, outros desafios e esperamos que isso nos acrescente e que consigamos evoluir de alguma forma. É uma espécie de troca, entende?

Mas quando você sente que não evolui mais, que não pode mais contribuir e nem que aquilo contribui mais com você, insistir em continuar na mesma pegada, é como correr numa porta giratória. Você sempre terá duas saídas já conhecidas: repetir o que você já fez ou rever o que já foi feito por você mesmo. Você pode até aperfeiçoar algo que já viu, mas ainda assim, isso é comodismo.

E não tem a menor graça.

Por isso as escolas dividem as séries em etapas. Você só passa para a próxima etapa quando está preparado e conforme a sua necessidade por algo diferente. (nas escolas particulares isso tende a funcionar melhor). E parece que funciona assim com a Vida.

O problema é continuar numa mesma situação, por achar que é tarde ou ainda é cedo demais.

Por isso decidi tentar fazer todo dia, ao menos uma vez, algo que dê aquele frio na barriga.

Quem sabe no meio do caminho, descubro até onde posso e quero ir sozinho? É tudo uma questão de saber no que, e em quem eu acredito.

E em 2012 acredito que muita coisa pode mudar.

Sim, muita coisa pode mudar, assim como as coisas mudaram em julho, outubro, novembro, em junho e em setembro de 2011. Esse ano foi um de grandes mudanças que não param de acontecer. Mudei a vida de algumas pessoas e pessoas também mudaram a minha vida. E é dessa troca que eu disse lá em cima, que eu acredito que se tornará cada vez mais intensa nesses próximos meses.

Esteja você preparado ou não, as mudanças já estão acontecendo.

E agora se apegue ao que achar mais crível, porque as explicações vão de espiritualidade à ciência.

Você pode acreditar que positivo atrai positivo ou pesquisar na wikipedia sobre os efeitos dos legumes e sementes que apresentaram no Globo Repórter.

Pode acreditar também que ninguém entra em nossas vidas por acaso ou que nem tudo que acaba tem um fim.

Só que se você não mudar algo e começar a prestar mais atenção nas coisas, isso nunca será notado. É aquele negócio, ela nunca vai me amar se eu não o fizer primeiro. Sácomé?

Leave a comment